quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PALOTINA GOLEIA MARRECO NO PRIMEIRO JOGO DA FINAL

(Com forte marcação fora de casa, equipe garantiu vitória de goleada e só depende de um empate sábado para levantar a taça)
Jogando de forma brilhante do início ao fim da partida, o Itvale/Palotina Futsal goleou a equipe do Marreco pelo placar de 5 a 2, fora de casa, e só precisa de um empate, neste sábado, em casa, para levantar a taça e conquistar o título de campeão do Campeonato Paranaense de Futsal Chave Prata de 2009.

Um público de cerca de mil pessoas estiveram presentes ontem a noite ao ginásio de esportes Sarará, em Francisco Beltrão para apoiar a equipe da casa na busca pelo bi campeonato, mas a boa postura na marcação por parte do Palotina praticamente anulou a equipe do Marreco, e fez com que aos poucos, o torcedor fosse se calando no ginásio.

O primeiro tempo de partida foi bastante disputado, porém, a equipe da casa não conseguia levar perigo ao gol do experiente goleiro Adauri. A postura defensiva imposta pelo Palotina forçava o erro da equipe do Marreco. Em três contra ataques, o Itvale teve a chance de abrir o placar, mas o goleiro Paulo Lodo impediu que o Palotina saísse na frente. Mas aos 16 minutos não teve jeito. Em novo contra ataque, Edson recebeu bola próximo a área, girou e finalizou para o gol. Paulo Lodo ainda tentou defender, mas a bola tocou na trave e foi para dentro do gol. Muita comemoração em quadra e 1 a 0 para o Palotina. Dois minutos mais tarde, em linda troca de passes no ataque, Guilherme recebeu passe de Gleyson e de frente para o gol e mandou para as redes, fazendo 2 a 0 para o Palotina, resultado este que permaneceu até o final da primeira etapa de jogo.

No segundo tempo, a torcida presente ao ginásio voltou a apoiar a equipe do Marreco, acreditando numa reação da equipe da casa. Mas o que se viu foi a equipe adversária voltar ainda melhor em quadra e logo a dois minutos de partida, Gleyson ampliou par 3 a 0, após receber passe de Paulinho. A boa marcação do Palotina conseguia neutralizar as investidas da equipe da casa. Aos poucos os jogadores do Marreco foram ficando irritados por não conseguir chegar ao gol e pelas constantes paradas de jogo em razão da secagem da quadra devido ao calor que fazia no jogo, o que não deixava o Marreco pressionar seguidamente o Palotina.

Partindo para o tudo ou nada, o Marreco optou por utilizar o ala Gian como goleiro linha. O Palotina acabou estourando o limite de faltas permitidas e ficou pendurado no jogo ainda quando restavam cerca de 14 minutos para o término da partida. Para piorar, o goleiro Adauri, que jogava com uma proteção na cabeça por conta de um corte no treino de terça feira, passou a sentir tonturas e teve que ser substituido por Marcelo, terceiro goleiro da equipe.

Mas se é nas horas que surgem as grandes oportunidades, Marcelo entrou muito bem no jogo, realizando de cara duas grandes defesas. Pouco depois, o Palotina cometeu a sexta falta. Thiagão cobrou e o goleiro Marcelo defendeu. Não demorou muito e a arbitragem deu nova falta à equipe da casa. Marcelo novamente defendeu a cobrança do jogador do Marreco, mostrando que estava mesmo em uma grande noite.

Restando menos de cinco minutos, Guilherme ampliou para 4 a 0, após jogada individual de Paulinho, gol este que fez com que boa parte da torcida fosse deixando o ginásio. Na sequência, a equipe da casa teve novo tiro livre a seu favor. Alex Maranhão cobrou bem e diminuiu para 4 a 1. Nem bem deu tempo de comemorar, Guilherme novamente marcou para o Palotina, fazendo 5 a 1 e o terceiro gol dele na partida. Restando 7 segundos para o término, Gleyson cometeu penalti após dar um carrinho dentro da área. Alex Maranhão bateu bem e fez o segundo gol para a equipe do sudoeste. Porém, já era tarde e ao apito final do árbitro, o Palotina comemorou muito em quadra a grande vitória obtida fora de casa, e que deixa a equipe muito próximo de conquistar o título estadual e de quebra garantir a vaga para a Copa Sul e Liga Sul em 2010.

O Itvale/Palotina Futsal jogou com Adauri, Gleyson, Lucio, Guilherme e Edson. Entraram Diógenes, Paulinho, Thiago, Pirulito e Marcelo.

Para o próximo jogo, neste sábado, as 21 horas em Palotina, a equipe contará com o retorno do ala Leandro, que cumpriu suspensão na noite de ontem. Pelo lado do Marreco, Marcelo Jucá também retorna ao time após cumprir suspensão. Um empate garante ao Palotina o título estadual. Ao Marreco, para ser campeão, só resta vencer a partida deste sábado, forçando a realização de uma terceira partida, onde terá novamente que vencer para garantir a taça.

Vale lembrar que, jogando em casa, o Palotina está invicto nesta competição. Para a partida deste sábado, ingressos custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos no comércio local.

domingo, 22 de novembro de 2009

CHAVE PRATA DE FUTSAL: RAIO X DOS FINALISTAS

ITVALE / PALOTINA FUTSAL
Jogos: 27
Empates: 02
Derrotas: 04
Vitórias: 21
Gols Marcados: 127
Gols Sofridos: 57
Saldo de Gols: 70
Artilheiros da Equipe: Gleyson (30), Guilherme (21), Edson (19) e Diógenes (15).
Técnico: Cristiano Cidrão
Destaque: A equipe está invicta jogando em casa na competição. Perdeu apenas um jogo em casa em 2009, em amistoso contra a Malwee/Jaraguá.
RENASCENÇA / MARRECO FUTSAL
Jogos: 28
Empates: 06
Derrotas: 07
Vitórias: 15
Gols Marcados: 135
Gols sofridos: 95
Saldo: 40
Artilheiros da Equipe: Osnei (18), Kliver (18), Pretinho (16) e Maycon (15)
Técnico: Rafael Octaviano
Destaque: Chega a final da Chave Prata pelo segundo ano consecutivo. Em dois anos jogando no Sarará, perdeu apenas uma partida.
CONFRONTOS ENTRE AS DUAS EQUIPES
Neste ano, Itvale/Palotina e Marreco Futsal já se enfrentaram três vezes. Em Renascença, pela primeira fase, empate em 4 a 4. Na segunda fase, em Palotina, vitória do time da casa por 2 a 0, no primeiro turno; em Francisco Beltrão, vitória do Marreco por 3 a 1 no segundo turno.
Itvale/Palotina tem a melhor defesa da competição. Já o Marreco tem o melhor ataque.
Durante a competição, ambas as equipes trocaram de técnico por duas vezes.