sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DE VOLTA A CHAVE OURO !!!

O Palotina Futsal está de volta a Chave Ouro de Futsal. Após cair em 2008, a equipe soube se reerguer e voltou ao seu lugar de fato!

Apoiado por um bom número de torcedores, o Itvale/Palotina Futsal entrou em quadra com uma vibração e empenho jamais visto nos jogos anteriores. Mas para que o objetivo fosse alcançado, as dificuldades começaram logo na parte da manhã de quarta feira, no treino recreativo. O goleiro Wellington torceu o tornozelo e deixou a quadra chorando, pois sabia ele que aquela lesão o tiraria do principal jogo do ano. Porém, se é nas dificuldades que surgem as grandes atletas, quem foi ao ginásio na noite de quarta feira presenciou a atuação de um goleiro que, aos 44 anos de idade, fechou o gol e garantiu à equipe da qual ele próprio preside a volta a elite do futsal paranaense. Sem dúvida alguma, Adauri foi o grande destaque do jogo, realizando uma de suas melhores partidas em toda a carreira como atleta de futsal.

Em quadra, o Palotina sabia que mesmo tendo vencido a partida de ida, fora de casa, não teria vida fácil. A boa equipe de Telêmaco Borba deu muito trabalho ao Palotina, apresentou um bom futsal e em nenhum momento apelou para a violência. Nos primeiro minuto de partida, foi a equipe visitante que tentou, por duas vezes, chegar ao gol, mas o goleiro do Palotina impediu a alegria dos visitantes. Aos poucos o Itvale foi impondo seu ritmo de jogo e aos 7 minutos abriu o placar. Gleyson roubou bola na ala, conduziu até próximo do gol, ameaçou chutar e deu belo passe para Edson completar para o gol, fazendo 1 a 0 para o Palotina. Pouco depois, em nova jogada, Gleyson passou para Guilherme marcar um belo gol e dar maior tranquilidade ao Palotina.

Precisando da vitória, a equipe de Telêmaco Borba partiu em busca de diminuir o placar. Em cobrança de falta pela ala direita, a defesa do Palotina bobeou e a bola encontrou o jogador adversário sozinho quase embaixo da trave, sem marcação, e este só teve o trabalho de colocar para o fundo do gol, diminuindo para 2 a 1 o placar.

O jogo seguiu muito disputado, com boas chances para ambos os lados. Em duas grandes defesas, Adauri salvou o Palotina de sofrer o gol de empate, e a equipe foi para o vestiário em vantagem. Restavam apenas 20 minutos para o Palotina voltar à elite!

O segundo tempo foi de muita aflição por parte de todos os presentes ao ginásio. As duas equipes seguiam criando chances, até que aos 11 minutos, Guilherme recebeu bola pela ala, driblou dois adversários e deu passe para Edson finalizar para o gol, fazendo 3 a 1 para o Palotina. Gol muito comemorado por todos, e que deixava a equipe da casa muito próximo de se garantir na final da competição.

O técnico do Aquárius, Edilson, optou então por utilizar goleiro linha e passou a pressionar o Palotina. Foi ai que surgiu o grande nome da noite. Adauri realizou defesas incríveis e impediu a reação do adversário, que tentava de todas as formas marcar o segundo gol.

No minuto final, Gleyson ainda perdeu um gol sem goleiro. Após receber passe de Leandro, o ala palotinense finalizou para fora, mas a esta altura o gol perdido já não faria mais falta. No banco de reservas, a festa já tomava conta dos atletas que comemoravam, e muito, a volta à primeira divisão do futsal paranaense. Restando dois segundos para o fim da partida, o adversário conseguiu diminuir o placar para 3 a 2, mas a festa no ginásio já era grande.

Ao apito final, muita comemoração dentro e fora de quadra, pois o objetivo estava conquistado.

O Itvale/Palotina Futsal jogou com Adauri, Lucio, Gleyson, Guilherme e Edson. Entraram Diógenes, Paulinho, Chucky e Leandro.

Após o jogo, uma grande comemoração se estendeu até por volta de cinco horas da manhã de quinta feira.

DECISÃO SERÁ EM CASA

Outra boa notícia logo após a partida foi a de que o Palotina faria a decisão com vantagem de decidir em casa, tudo por conta do empate do Marreco, por 2 a 2, com o Guaraniaçú, fora de casa. Por ter melhor campanha, o Itvale fará a segunda, e se necessária terceira partida em Palotina. A decisão terá início na próxima quarta feira, dia 25/11, em Francisco Beltrão. no sábado, 28/11, será a vez do Marreco jogar fora de casa.

O adversário do Palotina na final chega a decisão pelo segundo ano consecutivo. Em 2008, a equipe ficou com o título após vencer o Paraná Clube. Por problemas políticos, a equipe não disputou a Chave Ouro neste ano, mas montou novamente uma boa equipe e chega novamente a decisão.

Para a primeira partida, ambas as equipes terão desfalques. Leandro (Palotina) e Marcelo Jucá (Marreco) cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo recebido.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

VITÓRIA EM TELÊMACO DEIXA PALOTINA FUTSAL PRÓXIMO DA VAGA

(Guilherme e Gleyson, autores dos gols na vitória fora de casa sobre o Aquárius)
O Itvale/Palotina foi até a distante Telêmaco Borba no sábado e conseguiu um excelente resultado, ao vencer a boa equipe do Aquárius Futsal pelo placar de 4 a 3. Com o resultado obtido, a equipe está a um simples empate de retornar a Chave Ouro em 2010 e garantir a vaga a grande final da competição. Traçado desde o início da competição, o objetivo maior é o de voltar a elite do futsal paranaense, e ele pode ser conquistado nesta quarta feira, as 20 horas, no Ginásio Ardomar Somensi, em Palotina, quando recebe a equipe de Telêmaco Borba para o jogo de volta. Em caso de vitória da equipe visitante, uma nova partida acontecerá no próximo sábado, 21/11, também em Palotina.

O JOGO

O Palotina entrou em quadra em Telêmaco muito focado em buscar um bom resultado. E ele começou a ser construído logo a 12 segundos de jogo, em contra ataque puxado por Guilherme. O ala palotinense roubou a bola na quadra de defesa, tabelou com Edson, recebeu de volta e chutou para o gol, o goleiro Gabriel defendeu, mas no rebote o próprio Guilherme finalizou no canto superior esquerdo da meta adversária, fazendo 1 a 0 para o Itvale.

Bem postado na defesa, a equipe palotinense seguia criando oportunidades nos contra ataques. Em novo contra ataque, Lucio tabelou com Edson, o goleiro de Telêmaco tentou o desarme. Mais esperto no lance, Edson devolveu para Lucio, que sem goleiro, só tocou para o gol mas a bola por infelicidade do capitão do Palotina tocou a trave e foi para fora.

A equipe vistante, em desvantagem no marcador e contando com o bom número de torcedores presentes ao ginásio, começou a obrigar o goleiro Wellington a trabalhar, em duas finalizações o goleiro do Palotina fez grandes defesas e impediu o empate do time da casa. Porém, no lance seguinte, o Telêmaco chegou ao gol com o pivô Gerson, batendo no ângulo, sem chances de defesa para o goleiro do Palotina. Estava empatada a partida.

O jogo seguia bem disputado, e os goleiros de ambas as equipes seguiam trabalhando. Ao avançar para o ataque na função de goleiro linha, Gabriel finalizou para fora. O goleiro do Palotina Wellington foi rápido na reposição, lançando a bola por cima do goleiro adversário. Para felicidade do goleiro palotinense, a bola tocou no travessão, na cabeça de Gleyson e foi morrer no fundo do gol adversário, fazendo 2 a 1 para a equipe visitante. Pouco depois, Leandro foi derrubado na quadra de ataque. Guilherme, encarregado da cobrança, rolou para Gleyson, que de esquerda mandou um foguete para o gol adversário. A bola ainda tocou na trave antes de entrar. Era o terceiro gol do Palotina.

Em vantagem no marcador, o Palotina recuou a marcação e teve duas ótimas chances de ampliar em jogadas de contra ataque, mas Diógenes e Paulinho perderam a oportunidade de marcar e dar maior tranquilidade à equipe. Com isso, o placar da primeira etapa acabou mesmo em 3 a 1 para o Itvale/Palotina Futsal.

No segundo tempo, a equipe da casa partiu para cima do Palotina e criava boas oportunidades, mas o goleiro Wellington, aliado à boa postura defensiva dos jogadores de linha do Palotina, não deixava o Aquárius encostar no placar.

Foi ai que aconteceu o lance mais polêmico do jogo. Num chute cruzado, Wellington fez a defesa, a bola sobrou para o jogador Dan, que bateu novamente para o gol. Em cima da linha, Edson salvou o Palotina, tirando a bola para fora. Um dos árbitros da partida validou o gol, mas nitidamente a bola não entrou , para grande reclamação da equipe do Palotina.

Apoiado pelo torcedor, a equipe da casa seguiu pressionando o Palotina, que se defendeu de todas as maneiras. Utilizando do goleiro linha, a equipe da casa aumentou a pressão em busca do gol de empate. O Palotina respondia nos contra ataques, mas não conseguia boas chances de finalizar. Até que a 31 segundos do fim de partida, o goleiro Gabriel perdeu a bola no centro de quadra, Guilherme conduziu em velocidade e tocou para o gol vazio, fazendo 4 a 2 para o Palotina. O gol fez com que muitos torcedores fossem deixando o ginásio.

De tanto insistir, o Telêmaco Chegou ao terceiro gol com Vinícius, que em cobrança de lateral chutou forte para o gol, a bola desviou em Diógenes e enganou Wellington, diminuindo o placar em 4 a 3. A bola entrou no momento em que o placar estava sendo zerado, impedindo a equipe da casa de tentar o gol de empate.

Ao final, muita comemoração por parte de todos na equipe do Palotina, que está muito próximo de retornar a Chave Ouro em 2010.

O Itvale/Palotina Futsal foi a quadra com Wellington, Gleyson, Lucio, Guilherme e Edson. Entraram Diógenes, Leandro e Paulinho.

A equipe retornou a Palotina por volta de 07:30 da manhã de domingo. Nesta segunda, jogadores tiveram folga pela manhã e voltam aos treinamentos as 17:00 no Ginásio Ardomar somensi, sob comando do técnico Cristiano Cidrão, visando o jogo desta quarta feira.

Pela outra partida da semi final, em Francisco Beltrão, o Marreco derrotou a equipe de Guaraniaçú por 4 a 3, revertendo a vantagem da equipe adversária. Ambos se enfrentam novamente nesta quarta feira, em Guaraniaçú. Um empate classifica a equipe beltronense. Ao Guaraniaçú, resta apenas a vitória, para forçar a realização de uma terceira partida.