segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PALOTINA GOLEIA EM CASA E CONQUISTA A CHAVE PRATA DE FUTSAL

Foi como todos queriam. O Itvale/Palotina Futsal conqusitou o inédito título de Campeão Paranaense de Futsal Chave Prata de 2009. Com a goleada de 7 a 4 sobre o Marreco Futsal a equipe pode comemorar o título após ser rebaixada no ano passado. Em 15 anos de edição da Chave Prata de Futsal, nunca uma equipe venceu por duas vezes esta competição. O Marreco esteve próximo de quebrar este tabu, mas o Palotina impediu esta conquista com uma virada de jogo sensacional, que terminou em goleada e muita festa dentro e fora de quadra.
O JOGO
Palotina e Marreco entraram em quadra com muita determinação. Com maior posse de bola nos primeiros 5 minutos de partida, a equipe visitante excedeu o limite de faltas logo nos primeiros minutos, após Osnei cometer falta em Edson e receber cartão amarelo. O fixo não gostou da marcação da falta e reclamou com a arbitragem excessivamente e logo em seguida acabou sendo expulso da partida. Com uma a mais em quadra, o Palotina aumentou a pressão, mas quem quase marcou foi o Marreco com Clade. Ainda com um a mais em quadra, o Palotina chegou ao gol com Gleyson, em chute de perna direita.
A partir daí, a situação de jogo mudou completamente. O Marreco passou a dominar a partida e foi a vez do time da casa exceder o limite de faltas permitido, e em cobrança de falta ensaiada Thiagão empatou a partida em 1 a 1. Adauri, com tres excelentes defesas, impediu o Marreco de virar a partida, mas a vinte e sete segundos do fim, em cobrança de lateral ofensivo, a bola desviou em Gleyson, enganou o goleiro Adauri e sobrou para Clade só empurrar para as redes, virando o jogo para a equipe adversária. Desta forma, o Palotina foi para o vestiário com o resultado adverso.
O técnico Cidrão conversou com a equipe no intervalo, e pediu mais responsabilidade aos atletas, além de melhorar as finalizações. E a conversa surtiu efeito logo a 15 segundos de partida. Gleyson chutou forte de longe, o goleiro Paulo Lodo rebateu e Guilherme aproveitou a sobra para empatar a partida, resultado este que já garantia o título ao time da casa.
Aos 23'24'', Gleyson virou a partida para 3 a 2 após uma jogada que terminou numa linda troca de passes que deixou a equipe adversária sem reação. Trinta segundos depois, Alex Maranhão acertou uma cotovelada em Gleyson. A arbitragem entendeu que ambos trocaram agressões e expulsou os dois atletas da partida. Com três jogadores para cada lado, o jogo ficou aberto e aos 26 minutos, Lucio roubou a bola na defesa, viu o goleiro Paulo Lodo adiantado e tocou por cobertura, marcando um golaço, 4 a 2 para o Itvale/Palotina e muita festa na arquibancada.
Dois minutos depois, Chucky roubou a bola na defesa, conduziu em velocidade ao ataque, driblou Gian e bateu cruzado. Diógenes, esperto no segundo pau, mandou para as redes e fez 5 a 2, praticamente liquidando a partida, pois a equipe só não conquistaria o título se sofresse quatro gols.
Para ficar melhor, Thiago marcou o sexto gol do Palotina após roubar a bola no ataque e mandar uma bomba para o gol de Paulo Lodo, que nem reação teve no lance. Pela euforia em quadra, o Palotina perdeu a concentração e acabou sofrendo dois gols, anotados por Clade e Marcelo Jucá, diminuindo a diferença para 6 a 4 quando restavam 02'16'' para o fim do jogo.
No minuto final, quando todos já comemoravam, principalmente no banco de reservas, ainda deu tempo para Edson deixar o seu, tocando por cobertura por cima do goleiro linha adversário, fazendo 7 a 4 para o Palotina.
A vinte segundos do fim, até os que estavam em quadra passaram a comemorar a conquista do título. Ao apito final do árbitro, muita comemoração dentro e fora de quadra pelo objetivo alcançado. Adauri, presidente da equipe, recebeu o troféu de campeão e a equipe pode então dar a tão sonhada volta olímpica no Ginásio Ardomar Somensi aos gritos de "É campeão! ".
É a segunda grande conqusita do Palotina. Em 1991, a equipe foi Campeã Paranaense de Futsal, (Clubes do Interior) de forma invicta. Em 2003, a equipe esteve próxima de conquistar o título da Chave Prata, mas foi derrotada pelo Umuarama por 4 a 3 e ficou com o vice campeonato.
DESTAQUES
O Palotina teve a melhor defesa da competição. Em 29 partidas disputadas, a equipe sofreu 63 gols, média de 2,17 por partida. Teve ainda o segundo melhor ataque da competição, 139 gols marcados (média de 4,96 por partida), contra 145 do vice campeão Marreco.
Dos 14 jogos disputados em casa, venceu 13 e empatou apenas uma, um aproveitamento de 95,23% . Ao todo foram 23 vitórias, 02 empates e apenas 04 derrotas.
Gleyson, com 33 gols marcados, foi o artilheiro da competição, média de 1,13 gols por partida.
CRISTIANO CIDRÃO
Cidrão chegou já na reta final da competição. Comandou a equipe por 7 partidas, conquistando 7 vitórias. A grande experiência do treinador, somado ao trabalho do preparador físico Duda, do atendente Tiquinho, do supervisor Bian, dos fisioterapeutas Fernando, Nara e Kátia e do médico Sidney Calixto refletiram no desempenho e no título conquistado pela equipe. Cristiano Cidrão também conquistou mais um título pessoal na carreira. Em 4 anos atuando no futsal paranaense, esta foi sua segunda conquista de Série Prata. Em 2005, levantou a taça com técnico pelo Matelândia Futsal.
Com o título conquistado, o Palotina Futsal passa a fazer parte da galeria dos campeões juntamente com União da Vitória, Iate Clube de Londrina, Serra Esportes (Maringá), Cascavel Futsal, Missal Futsal, Campo Mourão, Itaipulândia Futsal, Atlético Patobranquense, Umuarama, Copagril (Marechal Cândido Rondon), Matelândia, Santa Paula (Ponta Grossa), Adeafi (Foz do Iguaçu) e Marreco Futsal (Francisco Beltrão).
2010 AINDA É INCÓGNITA
Nem mesmo o presidente Adauri de Marco sabe ao certo o futuro da equipe. Tudo depende da aprovação de um projeto, logo no início deste mês, em Brasília, junto ao Ministério do Esporte, para que a equipe possa continuar com as atividades. Se tudo der certo, o Palotina poderá ter uma excelente equipe para a disputa da Chave Ouro, Liga Sul e Copa Sul em 2010. Caso contrário, a equipe deverá encerrar suas atividades devido ao elevado custo para se manter uma equipe na elite do futsal paranaense.
Jogadores e comissão técnica estão sem saber como ficará a situação para o próximo ano. Muitos devem deixar a cidade nos próximos dias.

CONFIRA AS FOTOS DO TÍTULO

Muita alegria na volta olímpica
Capitão Lucio carregando o troféu durante a comemoração

Marreco - Vice Campeão Paranaense de Futsal Chave Prata
Thiago e Adauri - Filho e Pai disputaram uma final juntos
Representante da FPFS presente na grande final
Presidente Adauri de Marco com o troféu de campeão
Prefeito Luis Ernesto entregou o troféu ao goleiro Adauri
Guilherme marcou 4 gols nos dois jogos da final. Ala garantiu também a vice artilharia na equipe, com 25 gols marcados
Goleiros do Palotina tiveram atuação destacada nos play offs
Lucio, capitão da equipe, comemorando seu segundo título de campeão pela Chave Prata
Gleyson, com 33 gols marcados, foi artilheiro da equipe e da competição
Comemoração foi grande após apito final
Comissão técnica do Palotina Futsal com o troféu de campeão
Foto de equipe campeã é assim!
Comemoração em quadra - título merecido
Técnico Cidrão conquistou o segundo título de campeão da Chave Prata em 4 anos de trabalho no futsal paranaense
Cidrão e o filho Lucas com a medalha de campeão
Artilheiro e capitão da equipe juntos também na comemoração
Felicidade pelo objetivo alcançado
É campeão ! É campeão ! É campeão !
Diógenes (1), Guilherme(1), Thiago(1), Gleyson(2), Lucio(1) e Edson(1) - autores dos gols que deram o título ao Palotina Futsal
Faixa com os dizeres "Nós sempre acreditamos em vocês" foi o reconhecimento dos familiares da equipe pelo esforço e dedicação durante todo o ano
Itvale/ Palotina Futsal
Campeão Paranaense de Futsal
Chave Prata
2009